Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para acabar com a pobreza até 2030 e garantir o futuro das próximas gerações

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Uma nova agenda global para acabar com a pobreza até 2030 e buscar um futuro sustentável para todos foi adotada na sexta-feira (25/09) pelos 193 países membros das Nações Unidas. Eles aprovaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 grandes metas que guiarão os próximos 15 anos na luta global contra a pobreza e as desigualdades, durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015 em Nova Iorque.

Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável têm abrangência mundial e buscam refletir todas as grandes problemáticas sociais. Os ODS substituem os Objetivos de Desenvimento do Milênio (ODM), vigentes até o fim deste ano.

Seria loucura parar no meio do caminho. Dê o play e saiba mais sobre os objetivos globais da ONU, um compromisso dos estados, empresas e toda a sociedade civil.

https://www.youtube.com/watch?t=178&v=EK9EgmTM3TY

A construção dessas metas começou em 2012, na conferência Rio+20. A agenda compromete todos os países a tomarem uma série de ações que não somente atacam as causas profundas da pobreza, mas também pretendem aumentar o crescimento econômico e a prosperidade, além de abranger problemas ligados à saúde, educação e necessidades sociais das pessoas e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.

De acordo com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon “a nova agenda é uma visão universal, integrada e de transformação para um mundo melhor. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o nosso guia. Eles são uma lista de coisas a fazer para as pessoas e o planeta um plano para o sucesso”.

Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e mobilização em torno dessa agenda. Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável incluem 169 metas concretas, cujo cumprimento será medido por 300 indicadores elaborados pela ONU. Os compromissos, negociados durante anos, afetam tanto os países ricos como os pobres e têm como eixo central a erradicação da pobreza extrema.

O plano estabelece especificamente a meta de acabar até 2030 com a pobreza mais grave, onde estão todos que vivem com menos de US$ 1,25 ao dia, e a de reduzir pela metade o número de pessoas pobres, medida em função das definições aplicadas por cada país.

Entre os objetivos está conseguir que em 15 anos chegue o fim da desnutrição, o acesso universal a alimentos suficientes, e que todas as crianças completem os estudos primários e secundários.

Há metas ambiciosas para reduzir a mortalidade materna e infantil, acabar com a epidemia da Aids e facilitar a todos o acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva. Mas a nova estratégia procura responder também àquelas áreas em que os Objetivos do Milênio fracassaram, começando pela desigualdade.

Adaptado de http://g1.globo.com.